A empresa nasce da teimosia e da paixão de duas gerações em seguir o legado do avô Manuel, que em 1964, com a aquisição da Quinta do Castelinho, deu início à produção de vinhos pelo método tradicional e posteriormente à sua comercialização.
Já em 2001, é chegada a hora da geração seguinte continuar o trabalho hercúleo de uma vida, com a passagem da Quinta do Castelinho para a Douro Wine Devotion, que, por sua vez, já detinha a Quinta do Cerro da Nora.
Desta forma, a filha Maria Elisa e o genro João, decidem investir na remodelação total da adega da Quinta do Castelinho em 2005, dotando-a da mais recente tecnologia para a produção de vinhos de qualidade excepcional.
Actualmente e após vários anos de produção exclusiva de vinhos DOC Douro e Vinhos do Porto para venda a granel, chega o momento, de, com a 3ª geração – a neta Cláudia, farmacêutica de profissão e enóloga profissional de coração e devoção – avançar para o mercado com uma marca própria, que traduza o saber e a dedicação de três gerações. Em suma, a Douro Wine Devotion é regida pelo respeito e pela vontade em seguir o legado do avô Manuel, ao produzir vinhos provenientes de Quintas com história, suor e paixão.
A Região Demarcada do Douro encontra-se dividida em três sub-regiões com características bastante específicas: Baixo Corgo (sub-região ocidental); Cima Corgo (sub-região central) e Douro Superior (sub-região oriental).
A sub-região de Cima Corgo é conhecida como o coração do Douro, onde nascem muitos dos vinhos do segmento superior. Caracteriza-se pelo clima do tipo mediterrânico, onde a influência atlântica se atenua, sendo por isso mais quente e seco no Verão do que na sub-região de Baixo Corgo, embora menos extremado do que a sub-região do Douro Superior.